o livro que eu queria na estante

in Maceió, AL, Brasil

após um ano, a biblioteca da cidade abriu. já falei inúmeras vezes sobre ela por aqui. o palacete secular de Maceió (um dos, na verdade) é o meu favorito para estudar, criar ou simplesmente admirar. e parece que dessa vez a emoção de retornar para lá foi diferente. foi como se eu tivesse me dado conta de que algo conseguiu me separar da poesia. e conseguiu, pois essa coisa é a pandemia. ver um canto público fechado, ver hospitais cheios, o desgoverno que esse país tem. isso dói o coração. por isso, conforme fui subindo as escadas, eu fiquei emotiva. mas logo veio uma sensação de alívio. nem visitei outros andares. abracei o primeiro, a única mesa disponível. coloquei um caderno, a caneta, a câmera e fui atrás de leituras novas. 

nesse meio tempo de matar a saudade e fazer leituras, fui conversar com funcionários e descobri que agora podemos levar os livros para casa. resolvi olhar alguns livros, mas só levá-los em outro dia. 



esse, sem dúvidas, será o que levarei comigo. se chama "Árvores notáveis: 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro". estou apaixonada. como o nome diz, é uma edição comemorativa. fui pesquisar e é uma obra rara.

o motivo para eu achar essa versão especial é o seguinte: a obra é inteira ilustrada. são desenhos feitos por Malena Barretto e Paulo Ormindo. a maior parte das plantas que vemos muitas vezes nas ruas a decorar casas e calçadas estão em cor e forma nessa obra

a cada página, eu dei um sorriso diferente. há a história por trás de cada espécie; a história por trás da ilustração botânica (e que eu ainda não conhecia). especial demais encontrar essa criação. 




veja a amostra disponibilizada pela Andrea Jakobsson Estúdio <3




com a saudade, aproveitei também para gravar algumas cenas da semana. tenho tentado registrar um pouco dos dias numa maneira de desacelerar e reparar mais nas coisas. nem sempre consigo, mas tento. faz bem para a mente, faz bem ao coração (: 




vejo vocês em breve.

6 comentários

  1. que preciosidade, Lary! o livro, o retorno ao local, tudo me deixou feliz por imaginar o abraço proporcionado ao teu coração ♡
    e grata por você dividir com a gente :)

    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse momento foi muito especial mesmo <3 eu quem agradeço por você estar aqui!

      Excluir
  2. Que bom que nossos hábitos estão voltando a normalidade. O livro parece ser muito interessante. Boa escolha.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Quanta lindeza!
    Eu ainda preciso ir ao Jardim Botânico, nunca fui e não é muito difícil de chegar lá.

    Amo bibliotecas, tinha uma no bairro onde nasci, vivia lá quando era criança, mas foi fechando, uma pena.

    Amei demais o vídeo, deu uma calma no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por estar aqui, bru <3 que você consiga visitar lugares quanto antes.

      Excluir

laryssa andrade