archanjo

a colagem 'Archanjo' integrou a exposição coletiva Ni olvidadas, ni reconocidas, em León, noroeste da Espanha. a Mostra selecionou cinquenta obras de mulheres ao redor do mundo, sendo as criações sobre escritoras que existiram, e que poderiam ter sido ainda mais reconhecidas por suas palavras. com curadoria do coletivo Mujeres que Cortan y Pegan, as colagens estiveram expostas no Ateneo Cultural El Albeitar entre os meses de março e maio de 2023.​​​​​​​


para a colagem daqui, a escritora escolhida foi a brasileira Neide Archanjo (1940-2022). presente na minha vida desde 2014, conheci o trabalho da autora durante as minhas visitas à Biblioteca Pública Graciliano Ramos, localizada em Maceió. a Neide logo se tornou uma das escritoras que eu mais amei ler. esteve (e está) sempre por perto durante as minhas criações através dos versos sobre vida, cotidiano e ausências.


para a arte, utilizei elementos analógicos e digitais. a tradução livre que está na imagem é a versão do poema A nós, presente no livro Todas as Horas e Antes (Vol. 1), publicado em 2004 pela autora.



laryssa andrade